X

Contabilidade e Educação Financeira: caminho do sucesso para pequenos e médios negócios na Bahia

A Bahia transpira criatividade e empreendedorismo. Mas, transformar ideia boa em negócio de sucesso exige um contabilidade estratégica unida a educação financeira administrativa. A seguir, trago uma visão atualizada, roteiro e dicas práticas para ra você organizar o financeiro e crescer com segurança.

O QUE OS NÚMEROS DIZEM:  RETRATO DO EMPREENDEDORISMO BAIANO 

Novos negócios nascem todos os dias! Na Bahia este crescimento é de 56% só nos primeiros 4 meses do último ano. Nós, geramos mais emprego, cerca de 68% das Vagas de emprego surgem de Pequenos negócios. (ASN Bahia – Agência Sebrae de Notícias)

  • Abertura de empresas em alta: entre janeiro e abril de 2025, a Bahia criou 34.965 novas empresas, correspondendo a um crescimento de 53% em comparação ao mesmo período de 2024, que ao todo teve uma abertura de um pouco maid de 61mil empresas.
  • Fechamentos: de janeiro a setembro de 2025, 29.270 empresas encerraram atividades na Bahia, dados da JUCEB reportado pelo Correio. Este número nos alerta sobre a taxa de “mortalidade empresarial” no nosso estado.
  • Contexto nacional: Numa perspectiva nacional, 6 a cada 10 empresas fecham nos primeiros 5 anos.
  • MEI no topo dos números: Os MEIs também lideram a criação de pequenos negócios no país, no 2º quadrimestre de 2024, o MEI foi 74,2% das aberturas e somou 11,7 milhões de MEIs ativos; em 2025. Serviços e Informações do BrasilSebrae Notícias
  • Economia criativa na Bahia: estudo da SEI/BA aponta que as atividades criativas e culturais movimentaram aproximadamente R$ 7,9 bilhões e representaram cerca de 3,2% do valor adicionado do PIB baiano (ano-base 2018) — um campo fértil que precisa de olhar minucioso e dedicado para escalar. Ba.gov.brBahia Notícias

Empreender na Bahia é estar num mercado aquecido. Porém, apesar do número de aberturas expressivo, a taxa de “mortalidade empresarial” nos liga um alerta. Dentre os motivos, destacam-se a necessidade de uma gestão financeira, estratégica e contábil mais eficiente. É primordial investir em conhecimento, ferramentas e serviços que tragam estabilidade ao negócio. 

“TÁ SOL!! MAS, COMO A CONTABILIDADE PODE AJUDAR O DIA A DIA DA MINHA EMPRESA?”

Posso garantir, é um erro encarar a contabilidade só como obrigação fiscal e emissão de guias. Na prática, ela é instrumento de decisão, nós podemos:

  1. Mapear margens e precificação (inclusive por projeto/serviço, muito relevante na economia criativa).
  2. Planejar tributos para pagar o necessário e legal — nem a mais (desperdício), nem a menos (risco).
  3. Estruturar fluxo de caixa por sazonalidade (eventos, festivais, “alta” de turismo, campanhas).
  4. Organizar documentos e contratos para acessar crédito e parcerias públicas ou privadas.
  5. Ler indicadores (ticket médio, CAC, LTV, margem de contribuição, ponto de equilíbrio) e agir rápido.

Independente do seu segmento, existe um campo da contabilidade pensado para a sua necessidade. Existe um profissional pronto para te municiar de informações para a melhor decisão. Existe um universo de conhecimento e cursos que irão te ajudar a desenvolver habilidades e municiar o seu potencial.

AQUI UMA VÍRGULA PARA OS MEUS LEITORES DA ECONOMIA CRIATIVA:

Meus amigos da música, moda, audiovisual, design, gastronomia, influência, publicidade, tecnologia e todo o universo criativo que fazem parte do “coração criativo” da Bahia. Para que seu talento vire um negócio sustentável e lucrativo:

  • Precifiquem Melhor (considere valor, capacidade e não apenas a hora trabalhada para calcular), inclua todo o necessário: custos diretos, taxas, impostos, comissão de plataformas e reserva de lucro.
  • Formalizem a operação na natureza jurídica adequada (MEI, ME, EPP) levando em conta código CNAE, regime tributário e contratos (direitos autorais e de imagem).
  • Controlem o Fluxo de caixa: antecipe picos (São João, verão, festivais) e separe o seu capital de giro para os vales (tempos de menor demanda).
  • Busquem Novas Veias e alternativas de faturamento (Fomento e editais): acompanhe chamadas de editais diversos, feiras criativas, demandas de chamamentos públicos, órgãos estaduais para inovação e economia criativa (mentorias, subvenções).

DICA MÁGICA: 7 HÁBITOS QUE IRÃO SALVAR O SEU NEGÓCIO!

Independente do seu segmento, se criativo, clássico,  inovação e todo o universo de possibilidades, siga das dicas abaixo e depois me conte o resultado.

  1. Separe as suas contas de pessoa física da jurídica: contas, cartões e PIX distintos.
  2. Controle diariamente as entradas e saídas (simples, mas disciplinado).
  3. Calcule os tributos antes deles acontecerem: separe percentuais na hora da venda (DAS/MEI, Simples, ISS, ICMS, INSS, IRPJ/CSLL quando aplicável).
  4. Guarde um Money para emergências: pelo menos 1 a 3 meses de despesas fixas.
  5. Faça um orçamento mensal com metas realistas e previsão de cenários (pessimista, base, otimista). Antecipe os acontecimentos.
  6. Visualize os resultados (indicadores são faróis): margem de contribuição, ponto de equilíbrio, giro de contas a receber e a pagar, inadimplência. Escolha pelo menos dois desses.
  7. Revise sempre (semanal e mensal) com sua contabilidade: o ajuste precoce evita dor cara.


E, para não dizer que deixei as dicas atoa, segue abaixo um Checklist para você identificar em que ponto está e para onde precisa ir. Siga-os:

TRÊS CHECKLISTS RÁPIDOS PARA COMEÇAR HOJE

(1) Formalize-se de forma inteligente

  • Defina o CNAE certo (impacta imposto e acesso a editais).
  • Escolha o regime tributário com simulações (MEI, Simples, Lucro Presumido/Real).
  • Integre emissão de notas, banco PJ e controle de caixa.

(2) Fluxo de caixa vivo

  • Planeje receitas e despesas por semana e por evento.
  • Cadastre recorrências (aluguel, pró-labore, assinaturas, folha).
  • Marque no calendário os vencimentos de tributos e folha.

(3) Preço que sustenta o negócio

  • Some custos diretos + indiretos + impostos + taxas + comissão.
  • Defina margem mínima e meta de lucro por produto/serviço.
  • Revise preços a cada trimestre ou a cada grande projeto.


Spoiler: Cada item será um futuro conteúdo com dicas, conteúdo e material de apoio!

COMPROMISSO DA COLUNA

Nesta coluna, vou simplificar o “contabilês” para uma linguagem, simples e prática do empreendedor baiano, com guias, planilhas e estudos de caso sobre: planejamento tributário, precificação, fluxo de caixa, dicas de gestão financeira, acesso a crédito e indicadores que importam.

Empreender é arte e ciência. Com contabilidade estratégica e educação financeira administrativa, a sua empresa ganha fôlego para crescer, empregar e permanecer aberta.

Fontes citadas

Governo da Bahia / Portal de notícias – destaque para crescimento de aberturas em 2025 (baseado no Mapa de Empresas). Ba.gov.br

Mapa de Empresas – Governo Federal (boletins 2024–2025; tempo médio de abertura; aberturas/fechamentos). Serviços e Informações do Brasil+2Serviços e Informações do Brasil+2

SEBRAE Bahia / Agência Sebrae de Notícias (estoque de MPE/MEI na Bahia; liderança MEI nas aberturas em 2025). ASN Bahia – Agência Sebrae de NotíciasSebrae Notícias

JUCEB (via Correio) – fechamentos na Bahia em 2024 (jan–nov). Correio 24 Horas

IBGE – Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo (taxas de nascimento/saída/sobrevivência; recortes por UF). IBGE+1

SEI/BA – Economia Criativa (participação no PIB; valor movimentado). Ba.gov.brBahia Notícias

Soeslan Santana: Soeslan Santana é mãe, contadora, empresária e mentora de negócios com foco no empreendedorismo feminino. Especialista em planejamento tributário, controladoria e auditoria, atua ajudando mulheres a profissionalizar seus negócios.
Related Post